Mapa de Juan de la Cosa, 1500 - c.1508

Este mapa é um dos mais preciosos da época dos descobrimentos. Foi elaborado pelo navegador e cosmógrafo espanhol Juan de la Cosa (1460-1510). Ele participou da primeira (1492) e da segunda expedição de Colombo, bem como da expedição de Alonso de Ojeda, em 1499.

Em 1500, após seu regresso, começou a confeccionar seu famoso mapa-múndi. Embaixo da ilustração de São Cristóvão, escreveu: Juan de la cosa la fizo en el puerto de S: ma en año de 1500 (Juan de la Cosa o fez no porto de Santa Maria no ano de 1500).

Posteriormente, Juan de la Cosa fez outras viagens. Seu mapa foi sendo atualizado, com novas descobertas, até por volta de 1508. Registrou as descobertas de Colombo, Cabral, Caboto e Vasco da Gama.

O mapa foi elaborado em uma época de revolução nos entendimentos da geografia do Planeta. Em 1500, ainda não se concebia a existência do Oceano Pacífico. Nos primeiros anos do século 16, a América era entendida, por quase todo mundo, como uma extensão da Ásia. Assim, as feições da costa americana era uma adaptação do que se conhecia do leste asiático. O Brasil foi muito confundido com a Austrália.

Esse mapa foi manuscrito em couro de boi e mede 96 x 183 cm. Foi encontrado, em 1832, em uma loja de Paris, pelo Barão Charles Athanase Walckenaer. Em 1853, após sua morte, o mapa foi adquirido pela Espanha. Está atualmente no Museo Naval de Madrid.

 

 

 

Mapa Juan de la Cosa

 

Contarini

 

Cantino Brasil

 

Parte do litoral norte, supostamente do Brasil, segundo o mapa de Juan de la Cosa. Na extensão, à direita, o autor menciona a descoberta pela expedição de Cabral.

 

Brasil Juan de la Cosa

 

Clique na imagem para ampliar.

 

Veja uma comparação entre um mapa atual e o Cantino, de 1502.

 

◄ Mapas Históricos

 

 

 

Mapas Historicos

 

Guia Geográfico Mapas Históricos do Mundo.