Planisfério Oval de Rosselli - c. 1508

(Projeção Oval)

Apresenta-se aqui o Planisfério Oval do florentino Francesco di Lorenzo Rosselli (c.1445-1513), gravado em lâmina de cobre, cerca de 1507 ou 1508.

Rosselli representou a Terra Nova (Canadá) como uma extensão da Ásia. A Terra de Santa Cruz (Novo Mundo) está próxima de onde fica a Austrália. As Antilhas estão perto do Japão. A representação da Antártica é considerada hipotética.

Francesco Rosselli era membro de uma respeitada família de artesãos de Florença, que tinha uma casa para produção de mapas e ilustrações. Rosselli gravou, por exemplo, o Planisfério de Contarini, de 1506. Rosselli inovou nessa projeção oval e também foi o autor de outro planisfério, por volta da mesma época.

São conhecidas quatro exemplares desse Planisfério Oval de Rosselli (com pequenas diferenças): Um no National Maritime Museum, em Londres, reproduzida abaixo. Outro na Biblioteca Nazionale Centrale, em Florença. Outro na Bibliothèque de Zwickau Ratsschulbibliothek e outro na Arthur Holzheimer collection (P&B), Chicago. Mais abaixo, nesta página, está uma reprodução do Planisfério de Rosselli, gravado em madeira e publicado, em 1532, na segunda edição do Isolario, Carte del mare Egeo, de Bartolommeo dalli Sonetti.

 

Mundo Roselli

 

Mapa Rosselli

 

◄ Mapas Históricos

 

Mundo antigo

 

Abaixo, Planisfério de Rosselli, gravado em madeira e publicado, em 1532, no Isolario, Carte del mare Egeo, de Bartolommeo dalli Sonetti. Aqui, uma reprodução publicada na Filadélfia, em 1928.

 

Detalhe de parte do Oriente e destaque para o topônimo Beragua. Curiosidade ou confusão com a América Central, onde existiu, naquela época, a colônia espanhola de Veragua.

 

Acima, o 2º Planisfério de Rosselli. Embaixo, o Planisfério Oval, exemplar no acervo do National Maritime Museum, em Londres.

 

Mapas Historicos

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas Antigos do mundo, século XVI.

Cartografia Histórica italiana.

 

Oriente