Mapa do Mundo - 1507 - Waldseemüller

Título: Orbis Typus Universalis Iuxta Hydrographorum Traditionem

Conhecido como Mapa Stevens-Brown

 

Este mapa do mundo foi confeccionado em Nuremberg, Alemanha, por volta de 1507. Segundo Henry Newton Stevens (1855-1930), em seu livro The First Delineation of the New World and the First use of the Name America on a Printed Map, publicado em 1928, este teria sido o primeiro mapa em que o nome AMERICA foi impresso. Foi descoberto em 1893 e pertence ao acervo da John Carter Brown Library, EUA. Stevens adquiriu uma versão deste mapa em um leilão, em 1893, pensando em se tratar de uma cópia imperfeita da Geographia de Ptolomeu, publicada em Strassburg, em 1513. Em 1899, ao examinar a publicação adquirida, ele verificou que o mapa era diferente do usual daquela publicação e tinha impresso o nome AMERICA, não existente na versão publicada em 1513. Skelton, depois de uma revisão das evidências de Stevens, concluiu que este mapa, que foi impresso, mas nunca publicado. Foi impresso em Nuremberg, por volta de 1507, em uma "versão de teste" que se destinava à Geographia de Ptolomeu, mas não incluído nele quando a obra foi publicada em 1513.

Acredita-se que também foi confeccionado por Martin Waldseemüller.

Note que o nome AMERICA está em cima do Brasil e que o nome Brasil foi dado a uma das Antilhas. Veja uma ampliação da parte do Brasil

 

Stevens Brown

 

Planisfério de Jerônimo Marini, 1511, registra, pela primeira vez conhecida o nome Brasil para designar a América Lusitana.

 

Jeronimo Marini

 

Mapas Historicos Brasil

 

◄ Mapas Históricos

 

Johannes Ruysch

 

 

Mapas Historicos

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas Antigos do mundo.

Cartografia Histórica.