Planisfério de Jerônimo Marini - 1511

Este é o primeiro mapa conhecido em que o nome Brasil aparece para designar a América Lusitana. O norte está em cima. Confeccionado em pergaminho iluminado, em 1511, em Veneza, pelo cartógrafo Jerônimo Marini. O original está na Mapoteca Histórica do Itamaraty do Rio de Janeiro. Foi adquirido, em 1912, pelo, então, ministro Lauro Müller (1863-1929), em um leilão da Libreria Antiquaria Pio Luzzietti, situada na Piazza Crociferi, em Roma, uma tradicional biblioteca italiana que fazia leilões de antiguidades desde o final do século 19.

O título do planisfério, em latim, é Orbis Typus Universalis Tabula. Sua autoria é identificada ao lado do título, como Hieronimi Mari fecit Venetia MDXI. Não se conhece outras informações sobre esse cartógrafo. Esse mapa era praticamente desconhecido antes do leilão. Seu nome, Jerônimo Marini, é deduzido da forma latinizada, publicada pelo autor, como Hieronimi Mari.

A América do Norte é a Nova Índia, pois até poucos anos antes, sua grande dimensão era desconhecida. Jerusalém está no centro do mundo. Note que o Oceano Pacífico não está no Planisfério. O entendimento de que existia um Novo Mundo, entre a Ásia e a Europa, demorou a ser assimilado por muitos acadêmicos.

Mais em Descobrimento do Brasil

 

Jerônimo Marini

 

(Orbis Typus Universalis Tabula)

 

Mapas Historicos Brasil

 

Planispherio

 

Juan de la Cosa

 

Mapa Stevens Brown

 

◄ Mapas Históricos

 

Planisfério atribuído a Martin Waldseemüller, cerca de 1507, em que o Brasil é chamado de AMERICA.

 

Itamaraty

 

Mundo Jodocus Hondius

 

Mundo de Jodocus Hondius, cerca de 1595.

 

Mapas Historicos

 

Nesta foto de Evaristo Sá/AFP, o ex-Ministro das Relações Exteriores dá uma entrevista, em 2016, em frente a uma peça de tapeçaria da artista marroquina Madeleine Colaço (1907 - 2001), inspirada no Planisfério de Jerônimo Marini, que decora o Gabinete do Ministro na sede do Ministério das Relações Exteriores em Brasília.

 

Copyright © Guia Geográfico - Planisférios e Mapas Antigos.

Cartografia Histórica do mundo.

 

 

 

 

Planisfério de Jerônimo Marini - 1511